terça-feira, 9 de agosto de 2011

Porquê Olhar para Trás

"Como a maioria das pessoas, tenho segredos. Eu tenho segredos de irmãos, segredos de amizade, segredos dos pais, segredos de amante, e outros segredos, mas ainda há muito a dizer da minha vida que não é "segredo".

Por outro lado, segredos que eu prometi manter estão seguros comigo, eu acredito que eu posso contar a minha história de vida sem quebrar esses votos, e também sem comprometer a minha integridade. Muito tempo depois de este livro ter sido lido, segredos que foram confiados a mim vão eventualmente morrer comigo.

Nós todos temos a nossa quota de segredos e roupa suja, mas para mim, pessoalmente, eu sinto que quanto mais cedo eu aprender a relaxar e rir com eles, mais cedo eu posso desfrutar do alívio que vem com essa libertação e publicação. Eu vejo escrever este livro como um processo de lavar a minha roupa e pendurá-la ao sol e ar fresco para secar. Uma espécie de limpeza emocional.

Eu li uma citação de uma mulher que disse que nunca escreveria um livro como voto de levar os seus segredos com ela para a sepultura, mas eu encontrei o seu pensamento a ser bastante dramático, afinal, quantos segredos uma pessoa pode ter? Ela está a implicar que toda a sua vida é um segredo? Como não poderia alguém que já vive uma vida plena e adulta ter algo digno de escrever sobre isso e seria de interesse e, possivelmente, significativo para alguém? Certamente, se viveste uma vida digna de inspirar mesmo uma pessoa, poderia fazer isso e ainda manter uma alimentação saudável, um limite pessoal e privado. No final, talvez seja simplesmente mais uma questão de saber se queres escrever um livro ou não.

Expressar a alegria e dor na minha vida através da escrita forçou-me a ler o bom e o mau com os olhos bem abertos, deixando as páginas tornarem-se um espelho que reflete um auto-retrato a preto e branco. Tem sido um desafio e incrivelmente libertador. Passei um pouco de tempo a discutir as páginas da minha vida com muitos amigos e familiares durante o processo de escrever este livro, de uma forma mais aberta do que nunca. Numa atmosfera semelhante ao sentados ao redor de uma fogueira, encontramo-nos a relembrar, trocar histórias, e compartilhar do coração como refletimos juntos. Para a minha irmã Carrie e eu especialmente, tem sido uma experiência particularmente coleta de união em torno das nossas memórias. O espírito da fogueira, de rir, sentirmo-nos seguros para nos juntarmos à volta do nosso círculo de conforto e confiança.

Com este livro, espero que os leitores também sintam o espírito de comunidade da fogueira e o desejo de participar com o coração. Para rir e chorar junto com as páginas, sentir que estamos todos à volta da mesma fogueira.

Eu li isso uma vez sobre o fogo, e soou tão verdadeiro para mim: "O fogo pode dar asas à coragem, compaixão e devoção. O fogo é obstinado e inebriante e absolutamente não é sutil. É visto como a força que arde dentro de nós, dando-nos.. uma vontade de ferro para seguir os nossos objectivos, conferindo-nos a paixão de fazer isso com todos nós, resultando na honra e liberdade para fazê-lo sem traição e com uma face aberta. "

A minha vida teve os seus altos e baixos, mas há sempre mais do que um lado da história de uma pessoa. O outro lado desses desafios - as alegrias e as oscilações positivas, os prazeres que vieram com o bom ao longo do mau - são uma promessa de contraste inevitável, necessário para manter o componente delicado de equilíbrio.

Eu acredito profundamente que tudo é relativo. Precisamos do mau para apreciar o bom, e vice-versa. Precisamos que aconteça algo inesperado de modo a percebermos que tudo o resto era esperado. É na nossa relação com as coisas que somos capazes de decidir o que sentimos e o nível de intensidade desses sentimentos. Tal é a relatividade. 

Não há como desligar o rolar da vida uma vez que está a rolar, então poderia muito bem tentar compreendê-lo da melhor maneira possível para que possa fluir com as curvas e realmente desfrutar do passeio. Na minha vida, houve curvas e quedas inesperadas, o que eu pensei que eram os meus "momentos mais embaraçosos da vida", ou coisas que eu pensei que me iriam matar de vez, eu posso, em alguns casos, agora refletir sobre isso com um sorriso. Agora eu encontrei terapêuticas para compartilhar as experiências, e achar que é gratificante quando têm valor na vida de outra pessoa também.

Albert Einstein escreveu nas suas notas autobiográficas, "Eu, na verdade, acredito que é uma coisa boa para mostrar aqueles que lutam ao nosso lado como o nosso próprio esforço e busca aparece em retrospecto." Eu li essa passagem depois de ter terminado de escrever este livro, e expressa perfeitamente os meus próprios sentimentos sobre compartilhar a minha história de vida.

O processo de escrever tudo a baixo obrigou-me a revisitar um monte de tempos e lugares do meu passado, bem como reviver uma onda de emoções. As memórias podem ser como os pesadelos. Algumas pessoas combatêm-os, mas outros podem sentir que a única maneira de sair do pesadelo é o de congelar e manter-se congelado. Lembro-me regularmente de quão grata estou pelo exercício de auto-sobrevivência de escovar e pentear através do meu pensamento e memórias.

A digitação infinita através de milhares de o que, às vezes, parecia ser as raízes do cabelo para os ovos dos piolhos agarrados a cada vertente da amada vida, a tentar agarrar o tempo suficiente para que tenham a chance de sair dos ovos e infestar a minha cabeça como vermes, pesadelos horríveis. Uma vez que eles eclodem, tudo tem que ser despojado e qualquer pensamento afastado ou lavado uma e outra vez.

Ouvi dizer que colocar a roupa na rua durante a noite a meio do inverno funciona para matar o ciclo de reprodução desses pesadelos indesejáveis, mas sobre pensamentos e emoções? O que fazes com eles quando começam a manter-te acordada à noite e a abrigar-se nas raízes da tua verdadeira sanidade? Expulsá-los fora para a noite no meio do inverno só te transforma num cubo de gelo, um bloco congelado tão frio que nunca poderias aquecê-lo novamente.
Isto é o que acontece, por vezes, aos corações tão quebrados e mentes tão assombradas que eles não sabem o que fazer. Eles não conseguem encontrar a força para o trabalho de lavar e enxáguar e lavar e enxáguar novamente, até que todos os pesadelos estejam limpos.
Às vezes, durante tais episódios daquilo que mais parece um transtorno insano, pode parecer mais fácil simplesmente ficar confortavelmente entorpecido em drogas e álcool. Muitas almas sofredoras tomam esse caminho, mas eu não recomendo. Pessoalmente, acho que é mais seguro enfrentar a dor e permitir que a sintamos. Dói como o inferno quando começar a derreter, mas a alternativa - congelar até à morte espiritual e emocional- é pior.

Descongelar um coração quebrado, espírito ou mente é doloroso, não importa o quanto se tornou entorpecido em primeiro lugar, mas o conselho de um sábio amigo funcionou muito bem comigo. Ela disse-me que quando a tempestade me agarra, eu devia inclinar-me na direção do vento, em vez de me afastar se quero manter o meu equilíbrio.

Correr com o vento na minhas costas é só dar-lhe a vantagem de me derrubar. Ela estava certa. O melhor é prepares-te e enfrentá-lo de frente.

Houve momentos na minha vida em que eu estava tão confiante de que o amanhã jamais chegaria, então quando comecei a escrever este livro, isso começou a passar-me pela cabeça mais regularmente que talvez fosse melhor eu me apressar e documentar a minha história de vida para o caso de ficar sem tempo.

Pressa para garantir que um dia a minha história não seria colocada juntamente com meias-verdades, mal interpretada através de artigos e vários outros meios de exploração.

Eu também estou a escrever isto para o meu filho, Eja, para ter um relato honesto e completo da minha vida caso eu não tenha a oportunidade de falar com ele sobre isso sozinha - assim como a minha mãe nunca teve a hipótese de me dizer mais sobre si mesma. Ela morreu num acidente de carro com 42 anos, três anos mais nova do que eu sou agora. É um sentimento de vazio e incapacidade, ter tantas perguntas para a minha mãe e saber que eles nunca serão respondidas. A finalidade da mortalidade e o facto de que nunca poderei voltar atrás e tirar as dúvidas diretamente frustrou-me com frequência (...).


(...)


"Eu tenho-o revisitado e lhe dado uma hipótese de um novo entendimento. Agora que eu estou num nível de meia-idade de maturidade e experiência, é através do passado que me é permitido ser uma parte de quem eu sou agora e não apenas de quem eu era, como se fosse algo que eu não queria estar associada mais . Mas eu sabia que no fundo essas experiências foram impressas em mim nos vincos da minha memória, na formação do meu carácter, e como selos permanentes sobre as minhas emoções. Eu ainda pensei que estava "tudo bem" mantendo as coisas dolorosas no seu devido lugar de "coisas que já aconteceram e agora podem ser esquecidas" e que eu estava perfeitamente bem a ser passiva, confiante de que momentaneamente não estava afetada por aquilo que estava agora atrás de mim, sem a necessidade de "ir lá" sempre novamente.

Eu tenho de dizer, que tem sido gratificante levar comigo mesma até agora, se foi, através da escrita deste livro. Eu posso ver agora que estava a perder alguns sentimentos maravilhosos e emoções de memórias da minha juventude, como resultado de ter fechado com muita força o livro por trás de mim mesma - deixando os capítulos a ganhar pó numa prateleira tão acima do alcance dos braços que eu iria fazer muito esforço para reabri-los no caminho. Para muito do meu alívio, em alguns casos, eu posso dizer que havia coisas que pensei que seriam muito mais assustadoras do que realmente eram quando as revisitei, e surpreendeu-me como as coisas pareciam muito menores em retrospecto.

É como a árvore gigante ao final da entrada dos teus avós, que só pensava que o Jack do Jack and the Beanstalk poderia ser corajoso o suficiente para a subir. Mas quando voltas como adulto, essa árvore imponente agora parece ser diminuída em comparação com a lente ampliada que uma vez viu tudo, como uma criança pequena.

Antes de eu começar a escrever, esta resume muito bem a minha atitude em relação ao passado: "Esse já passou, amanhã é outro dia." Eu fiz isso porque parte do meu passado foi doloroso, e esta perspectiva ajudou a manter-me à tona. Agora eu vejo que ao fechar parte do meu passado, eu também perdi o que estava acontecer comigo no presente. Eu estava sempre com pressa para o amanhã. Ás vezes (...)"

Shania Twain

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCPenney Coupons